fbpx
tendências de marketing digital para 2020

Conheça 7 tendências de Marketing Digital em 2020!

As principais tendências de marketing digital para 2020 estão relacionadas às tecnologias emergentes no mercado: inteligência artificial, big data e pesquisa por voz. O gestor que estiver atento às novidades poderá planejar melhor a sua estratégia para sair na frente diante dos principais concorrentes.

Já viu que tem muita novidade chegando, certo? Preparamos uma lista com as principais tendências de marketing digital para 2020. Que tal conferir?

Tendências de Marketing Digital em 2020

Ano passado, a pesquisa por voz já começou a ganhar importância nos principais buscadores, como o Google. A perspectiva é de esse número aumentar ainda mais, por isso as empresas também precisam se preocupar com o uso de estratégias de SEO para os assistentes virtuais (Alexa, Siri).

Um estudo da PWC identificou que as pesquisas por voz irão aumentar em 61% no dia a dia. Isso porque muitos consumidores entre 25 e 64 anos já estão se acostumando com essa facilidade e pretendem ampliar o uso com o passar dos meses.  

Logo, será cada vez mais comum observar motoristas fazendo buscas por comando de voz para não precisarem digitar a pesquisa. Essa tendência já pode ser vista em muitos websites que utilizam plataformas para disponibilizar uma versão em áudio de um texto. 

Há ainda as empresas que estão lançando podcasts para gerar informação relevante em formato de áudio – o que ajuda quem deseja aprender sobre determinado assunto enquanto está se locomovendo, por exemplo.

Essa é apenas uma das tendências de marketing digital para 2020. A seguir, listamos mais algumas:

1.Experiência do consumidor

As plataformas digitais mudaram a forma de relacionamento entre as marcas e os seus clientes. As pessoas foram ganhando voz com a oportunidade de divulgar suas opiniões nas redes sociais e isso também precisa ser considerado na hora de criar uma estratégia digital.

A expectativa é de 2020 ser ano do consumidor. A equipe de marketing não deverá pensar apenas nas estratégias utilizadas para convencer os clientes a comprarem da empresa. Será necessário ir além e valorizar a experiência do cliente desde o primeiro momento em que tem contato com a marca.

É necessário lembrar que o consumidor consegue fazer sua pesquisa de diferentes formas na web. Por isso, as organizações precisam fornecer o máximo de informações possíveis para facilitar essas buscas. O ideal, então, é utilizar diferentes canais para se comunicar com os clientes, interagir com as pessoas que fazem perguntas e oferecer a melhor experiência – desde o primeiro contato até o pós-venda.

Listen Kate Mckinnon GIF by Saturday Night Live - Find & Share on GIPHY

2.Atitudes dos colaboradores

Os clientes relacionam a marca com as atitudes dos seus funcionários. Logo, não adianta criar campanhas de marketing para promover o negócio e vender mais se os colaboradores prestarem um atendimento ruim ao consumidor.

A pesquisa da PWC também mostrou que 46% dos clientes decidem abandonar uma marca se os colaboradores têm pouco conhecimento sobre os produtos ou se eles são mal atendidos. Por isso, investir em treinamento da equipe torna-se tão importante quanto promover a sua empresa para atrair clientes.

Procure buscar o engajamento da equipe e mostrar que todos têm a ganhar com o crescimento da empresa. Ter profissionais alinhados com os valores e propostas da sua marca é o primeiro passo para oferecer uma excelente experiência ao cliente.

3.Inteligência artificial

As plataformas digitais – como Facebook e Instagram – já utilizam a inteligência artificial para direcionar publicações que sejam de interesse do usuário. Essa tecnologia ainda contribui para aproximar pessoas, enviando sugestões de amizades conforme você vai fazendo conexões.

A inteligência artificial ganhará ainda mais destaque em 2020, ao oferecer mais recursos para as ferramentas de marketing. O chatbot, por exemplo, será capaz de aprender com as interações humanas e dar respostas mais adequadas para as perguntas realizadas pelos clientes.

Survival Guide Party GIF by ADWEEK - Find & Share on GIPHY
Chatbot e a comunicação com os clientes

4.Humanização dos conteúdos

Outra grande tendência do marketing digital para 2020 é a humanização dos conteúdos produzidos pelas empresas. As pessoas querem saber quem está por traz do seu negócio, quais são os seus valores e como você contribui para a sociedade.

Por isso, procure criar conteúdos que trazem alguma emoção, pois eles ajudam a cativar a atenção das pessoas. A ideia aqui não é fingir ou criar um problema, mas ser verdadeiro e agir com naturalidade.

Procure respeitar o espaço do cliente, sem “forçar a barra” na hora de tentar vender. Muitas pessoas já estão cansadas daquelas promessas milagrosas “compre este curso e saiba como enriquecer em menos de um ano”, ou das ofertas que focam na escassez como “a promoção é só hoje”.

Mostre o lado humano da sua empresa ao apresentar as pessoas que trabalham com você, como são os processos, os treinamentos realizados, e tudo que possa proporcionar mais aproximação entre os consumidores e o seu negócio.

5.Conteúdo visual

Muitas empresas se tornaram especialistas em gerar conteúdo otimizado para SEO, mas se esqueceram de outro fator importante: os textos precisam ser fáceis de ler e também é importante dar atenção às informações visuais.

Os conteúdos com imagens são capazes de atrair 94% a mais de visualizações do que aqueles apenas textos. Saiba mais no gráfico abaixo:

Diante desses números, já dá para perceber a importância de integrar texto e imagem às suas produções, certo?

6.Personalização

A tecnologia também é uma excelente aliada para as empresas, permitindo que os serviços sejam cada vez mais personalizados. Em vez de criar uma comunicação padrão para encaminhar aos consumidores, procure deixar a mensagem mais pessoal e próxima de quem a está recebendo.

Uma pesquisa da Accenture mostrou que 91% dos consumidores estão propensos a realizar uma compra quando uma marca oferece produtos que são de seu interesse. Logo, o ideal é utilizar ferramentas para capturar as pesquisas feitas por um cliente que entrou na página da sua empresa e, a partir disso, oferecer produtos semelhantes ou complementares.

Também é importante considerar a personalização nas conversas com os clientes. Em vez de criar respostas padronizadas para todas as interações, procure ser mais amigável e humano no diálogo.

Sendo assim, vá além daquelas mensagens automáticas que inserem o nome da pessoa em um e-mail. Procure compreender quais são as dúvidas e necessidades do consumidor, utilize a inteligência artificial e o big data para coletar dados e ter insights para criar conteúdos.

7.Influenciadores digitais

Essa é uma tendência de marketing digital que já estava presente no ano passado e promete continuar em alta em 2020. Muitas marcas estão utilizando os influenciadores digitais para gerar mais acessos em suas páginas e ampliar as vendas.

Em Chapecó (Santa Catarina), por exemplo, os supermercados Celeiro e Brasão já fizeram uso dessa estratégia em suas redes sociais para mostrar produtos em oferta e a vantagem de comprar tudo em um só lugar.

O e-commerce Principessa também já publicou em seus Stories fotos e vídeos de influenciadoras utilizando peças da marca. Tudo isso aproxima o consumidor, pois ele acredita nas opiniões das pessoas que ele está seguindo.

Outra marca que utiliza o poder das influenciadoras é a MG Jóias. No período de Natal ela presenteou algumas personalidades locais, que publicaram fotos e vídeos utilizando as peças que receberam.

E quais são os resultados dessa estratégia? Uma pesquisa da TapInfluence demonstrou que utilizar embaixadores da marca pode gerar até 11 vezes mais retorno sobre o investimento.

Afinal, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, já disse uma vez “pessoas influenciam pessoas.

Essas são as principais tendências de marketing digital para 2020. Que tal estudar mais sobre elas e tentar aplicar algumas dicas no seu negócio? Depois, aproveite para deixar o seu comentário aqui no blog e compartilhe a sua experiência com outros leitores. 😉

About morganaguzzo

Jornalista apaixonada por marketing digital e com experiência na produção de conteúdos web para diversos segmentos do mercado. Empreendedora da MnG Comunicação e Marketing.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá!
Fale com a gente!
Olá! Tudo bem?
Vamos conversar?
Powered by