fbpx
o que é seo

O que é SEO e como usar na sua estratégia de marketing digital

Você já ouviu falar no termo, mas não sabe de fato o que é SEO? Ele é a peça-chave para a sua estratégia de marketing digital!

Muitas empresas sonham em conquistar as primeiras posições nos buscadores de pesquisa sem precisar investir muito no Google Ads. Esse também é o seu caso? Então, entender o que é SEO é muito importante para o seu negócio, pois ele é o principal responsável por você conquistar esse objetivo.

Quer ver um exemplo disso? Estudos indicam que a maior parte do tráfego vai para as primeiras posições dos buscadores. Os websites que conquistam a primeira posição conseguem 33% a mais de tráfego, os de segunda posição 15% e a terceira indicação fica com aproximadamente 9% de cliques a mais que os websites em posições abaixo.

Alcançar boas posições nos buscadores pode ser mais fácil e acessível para o seu negócio do que você imagina. Quer saber como chegar lá? Explicamos tudo sobre o assunto a seguir!

Afinal, o que é SEO?

O termo SEO significa Search Engine Optimization ou otimização para os mecanismos de busca (como Google, Bing, Yahoo). Ele consiste no uso de um conjunto de técnicas no website e blog da empresa para conquistar boas posições nos buscadores.

É por meio dele que os usuários encontram as respostas mais adequadas para as suas consultas na web. Consequentemente, ao ter uma página do seu website indicada nas primeiras posições é possível atrair mais visitantes e gerar autoridade para a marca.

SEO e buscas no Google

Em médio e longo prazo, com um trabalho complementar de marketing digital, o negócio pode converter esses visitantes em leads e gerar vendas. Por isso, pode-se dizer que o principal objetivo do SEO é melhorar o rankeamento do website nos buscadores de pesquisa e atrair potenciais clientes.

Ainda não se convenceu disso? Pesquisas indicam que os resultados orgânicos (não pagos) recebem 90% dos cliques dos usuários, desde que estejam na primeira página. Portanto, isso indica que as pessoas dão mais valor para as “respostas” orgânicas de suas buscas que obtêm as melhores posições. Sendo assim, apenas 10% dos cliques vão para os anúncios pagos.

Então, já imaginou o potencial que essa estratégia de search engine optimization leva para o seu negócio, certo? No próximo tópico, explicamos como chegar a esse resultado.

Como chegar ao topo das posições com o SEO?

Há mais de 200 fatores que influenciam nos resultados do seu website nos buscadores de pesquisa. Contudo, os principais fatores que você consegue controlar melhor são os relacionados à construção e desenvolvimento da página. Veja:

Conteúdo de valor

Este é o principal atributo que você precisa dar atenção ao blog ou website. Por quê? Os principais buscadores de pesquisa, como o Google, têm algoritmos para identificar como é feita a construção dos textos a fim de perceber quais têm mais valor para o usuário da web.

Logo, os materiais precisam apresentar informação relevante ao leitor, responder à proposta apresentada no título e atender outros critérios de otimização.

Facilidade de leitura

Você consegue ler um texto extenso na web sem que ele apresente um gráfico, título secundário ou qualquer quebra no conteúdo? Provavelmente, a sua resposta é não. Pois é, os buscadores de pesquisa têm algoritmos para compreender como funciona a leitura dos usuários e, por isso, dão valor aos materiais com escaneabilidade.

O que isso significa? A estruturação do conteúdo também faz parte da estratégia de SEO. A leitura na web é completamente diferente daquela realizada em um livro, logo, os textos precisam atender a esse padrão do leitor. Conheça algumas características que facilitam a leitura:

  • negrito;
  • itálico;
  • intertítulos;
  • imagens.

Tamanho dos textos

A extensão dos conteúdos também influencia nos resultados dos buscadores de pesquisa. De forma geral, conteúdos de 2.000 palavras têm mais propensão de receberem boas posições do que aqueles de 300.

Todavia, isso não significa que você deve escrever qualquer coisa só para atingir um número maior de palavras. Os buscadores valorizam conteúdos de qualidade e que são atrativos para o seu público. Logo, se o leitor não valoriza textos extensos você pode produzir materiais mais curtos, desde que respondam às dúvidas dos usuários.

Atualização do conteúdo

Essa também é uma característica valorizada pelos principais buscadores de pesquisa. Sabe aquele texto que você produziu há um ano e tem apenas 500 palavras?

É possível ampliá-lo com informações novas sobre o tema, o que demonstra aos buscadores que você está preocupado em melhorar o seu conteúdo. Além disso, essa é uma maneira de ampliar o tamanho dos textos com informações relevantes para os usuários.

URL amigável

A URL do website também conta muitos pontos para o rankeamento da página. Mas, o que é uma URL amigável? Em termos mais simples, é o link de acesso ao seu conteúdo. Ele deve ser fácil de pesquisar e deve fazer sentido com o conteúdo proposto:

  • deve ser curta;
  • fácil de ler e interpretar;
  • precisa identificar o tema principal;
  • precisa conter hifens para identificar os espaços entre palavras.
Exemplo de URL amigável

Uso da palavra-chave

Escolher a palavra-chave adequada para o seu conteúdo também faz parte da estratégia de SEO. Além disso, não basta optar por um termo relevante se você aplicá-lo de forma inadequada nos textos.

Como assim? Antes de o Google lançar o Hummingbird, muitos websites exageravam no uso da palavra-chave e produziam conteúdos com baixa qualidade porque isso funcionava.

Porém, agora a metodologia deve ser completamente diferente. O Google faz uma análise semântica dos conteúdos, valoriza a qualidade e o contexto do discurso. A palavra-chave continua sendo importante, todavia, deve ser utilizada com coerência e de forma natural ao longo do texto.

Uso de imagens otimizadas

As fotos também são importantes para a otimização dos conteúdos. Vale lembrar que os buscadores não fazem uma leitura igual à dos usuários, por isso, elas devem receber uma descrição sobre o assunto tratado.

Link Building e SEO

Você já percebeu que os nossos textos têm alguns links indicando referências de outros conteúdos? Os robôs do Google também fazem a busca por esses links e utilizam essa informação para ranquear o seu website.

Dito isso, procure apresentar links que sejam relevantes e complementares ao conteúdo exposto. A prática contribui para facilitar a busca do usuário por mais conhecimento e também influencia muito na sua indexação no Google.

Enfim, esses são os principais pontos a serem avaliados na sua estratégia de criação de conteúdos para o marketing digital. Agora que você já sabe o que é SEO, que tal aprender um pouco mais? Conheça as principais metodologias para atrair clientes nos canais online!

About morganaguzzo

Jornalista apaixonada por marketing digital e com experiência na produção de conteúdos web para diversos segmentos do mercado. Empreendedora da MnG Comunicação e Marketing.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá!
Fale com a gente!
Olá! Tudo bem?
Vamos conversar?
Powered by