fbpx
marketing digital para pme

O que é Marketing Digital? Entenda o conceito e saiba como aplicar a estratégia na sua PME!

O Marketing Digital é o conjunto de estratégias utilizadas por uma empresa no ambiente online. Ele tem como objetivo atrair visitantes, promover a marca e criar um relacionamento com os potenciais clientes. Entre as principais práticas utilizadas estão o Marketing de Conteúdo, as mídias sociais, o e-mail marketing e o SEO (Search Engine Optimization).

Profissionais autônomos, pequenas, médias e grandes empresas podem utilizar o marketing digital para fortalecer a marca no ambiente online, ganhar credibilidade e gerar rentabilidade para o negócio.

Neste artigo, apresentamos conceitos e dicas de como aplicar essa metodologia no seu negócio:

  • O que é Marketing Digital?
  • Qual modelo de negócio pode investir em marketing digital?
  • Quais são os benefícios de investir no marketing digital?
  • Quais são as principais ferramentas digitais para os negócios?

Ficou interessado em saber como utilizar essa estratégia na sua organização? Vamos lá!

Afinal, o que é Marketing Digital?

O Marketing Digital consiste no uso de diferentes ferramentas para divulgar a marca e seus produtos para atrair potenciais clientes para o negócio. Ele cria um relacionamento ativo com os consumidores, fortalece a imagem da empresa e favorece a negociação ativa entre o cliente e a organização.

Essa é uma estratégia completamente nova? Não. O pai do Marketing – Phillip Kotler – foi o primeiro a estudar a mudança no perfil dos consumidores e no relacionamento deles com as empresas. Em seu livro Marketing 4.0: do tradicional ao digital, Kotler faz uma análise de toda a trajetória do marketing, passando das ações focadas no produto até o momento em que o digital ganha relevância.

Apesar de ser direcionado exclusivamente para o ambiente online, o conceito de marketing digital utiliza a base dos ensinamentos de Kotler para o direcionamento das ações:

  • identificação do público-alvo (que se transformou em persona para uma versão mais alinhada ao perfil do cliente);
  • reconhecimento dos desejos e necessidades do consumidor;
  • concepção do produto e do preço;
  • planejamento de ações;
  • promoção e divulgação da marca.

Qual modelo de negócio pode investir em marketing digital?

De maneira geral, qualquer empresa – seja ela pequena, média ou grande – pode investir nas estratégias de comunicação no ambiente online. Isso também vale para profissionais autônomos como advogados, médicos, dentistas e outros que desejam difundir conhecimento no mundo digital.

Talvez você esteja pensando: investir em marketing sempre foi muito caro, como fazer isso se o meu negócio é pequeno? Pois é, fazer a divulgação da marca nos canais tradicionais como rádio e televisão pode ter um alto custo para o negócio, e nem todo mundo tem condições de arcar com esses valores.

Todavia, o marketing digital quebrou com essas barreiras e deu oportunidades semelhantes para organizações de pequeno e grande porte. Incrível, não é mesmo? Isso sem falar no custo que é infinitamente menor do que um anúncio na televisão.

É claro que os valores dependem das ferramentas que serão utilizadas na hora de elaborar um planejamento para as campanhas, mas é possível iniciar nesse mercado aos poucos e depois incrementar as ações realizadas.

Por exemplo: uma empresa que está começando pode investir em um website na plataforma WordPress e criar um blog para gerar conteúdos relevantes para sua persona.

Também é recomendável divulgar as publicações nas redes sociais mais acessadas por esse público. Com o passar do tempo e com o aumento dos acessos em sua página, a organização pode ampliar os seus canais e melhorar o relacionamento com as pessoas.

Quais são os benefícios de investir no marketing digital?

Provavelmente, a primeira vantagem que muitas empresas percebem é a redução de custos em relação às estratégias mais tradicionais. É claro que você não vai adotar essa ideia apenas por um motivo, por isso, apresentamos outros benefícios para a sua pequena, média ou grande empresa:

Capacidade de chegar ao público certo

Quando uma empresa faz uma propaganda na televisão ou cria uma ação direcionada em um shopping, por exemplo, não consegue definir com exatidão quais são as pessoas alcançadas com a estratégia.

No marketing digital isso é diferente. Você consegue chegar até as pessoas que estão localizadas em diferentes lugares do país (se assim desejar), e ainda direcionar a campanha para quem tem maior propensão de comprar o seu produto.

público-alvo

Oportunidade de se relacionar com o público

Você já percebeu que as crianças não têm mais paciência para assistir a propagandas na televisão? Elas não querem ser interrompidas de algo que estavam fazendo, pois já nasceram na era da Netflix.

Apesar de terem convivido com as interrupções, os adultos também não têm mais tempo ou vontade de prestar atenção nessas promoções, pois eles conheceram o mundo digital.

Com o surgimento das plataformas sociais, as pessoas perceberam que têm o poder dar a opinião sobre um produto ou atendimento que receberam. Elas também conseguem escolher quais páginas desejam seguir e, inclusive, podem bloquear anúncios na web que não desejam ver mais.

Logo, o consumidor tem maior poder de escolha sobre o que ver, ouvir e assistir e também deseja ser “ouvido”. Quando uma empresa coloca sua marca no ambiente digital, ela consegue se relacionar com esse público e obter insights valiosos para o seu negócio.

Mensuração de resultados

O marketing digital tem uma grande vantagem para as organizações: permite o acompanhamento e mensuração de resultados. Criou um blog para o negócio e deseja saber se as pessoas o acessam? Isso é possível com a integração entre o website e o Google Analytics.

As campanhas nas mídias sociais também são úteis para compreender as ações e o envolvimento do público. Os anúncios podem ser direcionados para a sua persona e as redes ainda demonstram os dados sobre o engajamento do público e o número de cliques. Incrível, não é mesmo?

Tudo isso ajuda a medir o resultado da estratégia e também contribui para o direcionamento das próximas ações.

Quais são as principais estratégias utilizadas no marketing digital?

Há uma série de ferramentas que podem ser utilizadas para difundir o nome da organização no ambiente online. Conheça as mais utilizadas pelas empresas:

Marketing de Conteúdo

Você já calculou quantas vezes por dia realiza uma busca no Google? Pois é, sempre que temos uma dúvida abrimos uma página de pesquisa e digitamos o que desejamos saber.

O marketing de conteúdo foca sua atenção nesse aspecto, criando materiais relevantes para a persona no website ou blog da empresa. O objetivo principal é indexar os textos na web e obter bons posicionamentos nos buscadores.

Dessa forma, quando o potencial cliente tiver uma dúvida sobre um tema relacionado ao seu produto ou serviço, terá a oportunidade de obter essa informação na sua página. Logo, a sua marca cria uma autoridade na web, ganha mais credibilidade e passa a se tornar referência na área.

Em médio e longo prazo, esse investimento contribui para a atração de clientes e conversão em vendas.

Inbound Marketing

Essa é mais uma ferramenta de atração e retenção de potenciais clientes para a marca. O objetivo é encontrar pessoas interessadas do produto ou serviço da sua empresa e “alimentá-las” com informações até chegarem ao momento de compra.

Para tanta, a empresa utiliza diferentes ferramentas para se relacionar com a persona nos diferentes estágios do funil (aprendizado e descoberta, consideração, avaliação e decisão). Conheça algumas delas:

  • blog;
  • mídias sociais;
  • e-mail marketing;
  • WhatsApp;
  • landing pages.
mídias sociais

SEO

O SEO consiste no uso de estratégias adequadas para permitir que o site da empresa seja encontrado pelos buscadores de pesquisa (Google, Yahoo, Bing).

Assim, a organização consegue – muitas vezes – obter os primeiros lugares nos resultados orgânicos de uma busca, ou seja, aqueles que não são pagos. Para atender a esses critérios as empresas precisam se preocupar com muitas situações como:

  • uso de palavra-chave adequada;
  • construção textual da página;
  • programação html do website;
  • concordância dos textos;
  • velocidade de carregamento do website, entre outros.

Mídias Pagas

Também integram as ações de marketing digital a criação de anúncios nos diferentes canais de comunicação online. Eles não aquele “empurrão” a mais para o seu negócio conseguir atrair os clientes certos. Veja algumas ferramentas úteis nesse processo:

  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • Instagram Ads;
  • Linkedin Ads.

Qual é a mais indicada? Tudo depende do seu modelo de negócio e também dos canais mais acessados pela sua persona.

Enfim, o marketing digital consiste em um conjunto de estratégias que contribuem para alavancar a sua pequena, média ou grande empresa. Quer saber como utilizá-lo no seu negócio? Fale conosco pelo WhatsApp e esclareça suas dúvidas!

About morganaguzzo

Jornalista apaixonada por marketing digital e com experiência na produção de conteúdos web para diversos segmentos do mercado. Empreendedora da MnG Comunicação e Marketing.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá!
Fale com a gente!
Olá! Tudo bem?
Vamos conversar?
Powered by