fbpx
marketing de conteúdo

Marketing de Conteúdo para PMEs: o que é, como funciona a estratégia?

Quantas vezes você realizou uma pesquisa na internet e recebeu indicações de conteúdos para responder suas dúvidas? O marketing de conteúdo tem o objetivo de colocar empresas em destaque na web ao conquistar posições de relevância nos buscadores de pesquisa.

Dessa maneira, você cria mais credibilidade no ambiente digital e consegue atrair potenciais clientes para o negócio. Quer saber como e por que utilizar a estratégia de marketing de conteúdo para PMEs? É só continuar a leitura!

O que é marketing de conteúdo?

É uma estratégia do marketing digital que foca na produção de materiais relevantes para a persona (cliente alvo) da empresa. O marketing de conteúdo tem como objetivo atrair e engajar o público com a sua marca para que ela se torne referência na área de atuação.

Como funciona? Qualquer empresa pode produzir conteúdo na web, basta ter um profissional especializado ou parceiro terceirizado para gerar materiais que atraiam a atenção dos potenciais clientes e sigam as normas de SEO (Search Engine Optimization).

Como funciona o marketing de conteúdo para PMEs?

A vantagem dessa ferramenta é a possibilidade de pequenas e médias empresas conseguirem fortalecer a marca no ambiente digital, competindo pelo mesmo espaço que as grandes companhias.

Como assim?

O marketing de conteúdo é acessível para PMEs, pois não exige um alto investimento em anúncios na televisão ou em rádios. Você só precisa ter um website com um bom design e otimizado para SEO, um blog e pessoas que saibam utilizar as estratégias de marketing digital da maneira correta.

A produção e publicação dos conteúdos precisa manter uma regularidade, seja ela semanal ou quinzenal, para que os buscadores (como o Google) identifiquem o valor dos materiais produzidos pelo negócio. E quais itens fazem parte dessa estratégia de marketing de conteúdo para PMEs? São eles:

  • blog posts;
  • e-books;
  • infográficos, entre outros.

Metodologia do Inbound Marketing

O marketing de conteúdo é o primeiro passo para sua empresa conseguir criar ou manter uma presença forte na internet. Uma organização que está começando a investir na divulgação da marca pode iniciar com essa ferramenta de comunicação.

Contudo, com o tempo é recomendável ampliar as ações da marca e utilizar todas as metodologias do inbound marketing. Entenda melhor como funciona:

  • atração – o marketing de conteúdo para PMEs tem o papel de fortalecer a marca no ambiente digital e atrair potenciais clientes para a empresa. Este trabalho é feito de forma sutil para não soar como uma propaganda explícita, pois esse público está em busca de informação.
  • conversão – este é o momento em que os leitores tornam-se leads e começam a criar um relacionamento com a sua marca. A partir deste momento a empresa passa a realizar mais ações de inbound marketing como conversas por e-mail, WhatsApp, redes sociais.
  • negociação e vendas – o lead passou a acreditar mais no seu negócio e entende que pode ser uma boa opção de compra. Agora é estreitar o contato, iniciar a negociação e trabalhar o prospect para fechar uma venda.
  • comunicação pós-venda – o cliente comprou? Ótimo! Todavia, o relacionamento não deve parar por aqui. O ideal é manter uma comunicação ativa com ele para reforçar a credibilidade da marca, manter a qualidade do atendimento e estimular uma recompra.

Logo, trabalhar com marketing de conteúdo para PMEs é uma maneira de engajar o público e iniciar suas ações no marketing digital.

Afinal, quais são os benefícios do marketing de conteúdo para PMEs?

A pesquisa Content Trends de 2019 identificou que 67,3% das empresas entrevistadas já utilizam a estratégia de marketing de conteúdo. Logo, se o seu negócio não desenvolve esse tipo de ação está ficando para trás, pois pequenas, médias e grandes companhias já acreditam no potencial do marketing digital para atrair e reter clientes. Dito isso, vamos às principais vantagens de adotar essa estratégia:

Aumento de visitas no website

Você acompanha os acessos dos usuários à página virtual da companhia e fica decepcionado com os números? O trabalho de marketing de conteúdo tem o papel de gerar materiais relevantes para o público-alvo do seu negócio e a partir disso, gerar mais tráfego no website.

Ao gerar conteúdo rico para os usuários, a empresa ganha mais relevância no Google e outros buscadores de pesquisa e obtém melhores posições no ranqueamento. Isso significa que o seu negócio pode conquistar mais clientes em médio e longo prazo.

Reconhecimento da marca

A sua empresa já tem reconhecimento no ambiente offline e na cidade em que atua? Ótimo! Contudo, o velho ditado já diz “quem não é visto, não é lembrado”.

Em um mundo cada vez mais conectado, é essencial ter uma presença forte na internet. O marketing de conteúdo para PMEs ajuda o negócio a obter esse posicionamento, pois contribui para gerar engajamento e uma visão positiva da marca.

Esclarecimento de dúvidas

É muito comum os potenciais clientes chegarem até o negócio com dúvidas sobre o produto ou serviço. A produção de conteúdo permite a criação de materiais personalizados para educar as pessoas, permitindo que elas cheguem até o negócio mais preparadas para a compra.

Geração de leads e vendas

O marketing de conteúdo para PMEs também contribui para destacar o seu negócio em meio aos concorrentes, sejam eles pequenos, médios ou grandes. Com isso, você pode iniciar um relacionamento com os potenciais compradores (leads) e prepará-los para a compra.

Portanto, pode-se dizer que o marketing de conteúdo para PMEs é uma estratégia primordial para as organizações que buscam se destacar no ambiente digital, atrair e converter clientes.

Quer saber como utilizar essa estratégia no seu negócio? Entre em contato com a nossa equipe e compreenda como funciona o trabalho!

About morganaguzzo

Jornalista apaixonada por marketing digital e com experiência na produção de conteúdos web para diversos segmentos do mercado. Empreendedora da MnG Comunicação e Marketing.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá!
Fale com a gente!
Olá! Tudo bem?
Vamos conversar?
Powered by